No dia Internacional do Livro : BC Para comemorar !!


Muito me entusiasmei com a proposta de BC feita pela Aleska, afinal, trata-se de uma das coisas que mais amo nessa vida : Leitura. Porém, confesso que ao sentar agora para escrever esse texto , percebi o quão difícil será escrever sobre o meu autor preferido ! Simplesmente porque eles são vários – ... E o meu amor , de fases.. rs rs . 

Bem, a leitura faz parte de minha vida desde que me entendo por gente. Dom Quixote e eu fomos ótimos companheiros de viagens pelas linhas mágicas da Literatura. E a literatura oral construiu os primeiros degraus dessa escadinha sem fim que é a leitura. Parando agora para pensar, desde criança eu já tinha certa predileção para a poesia. E não é à toa que os meus autores favoritos são todos poetas. 

Quando adolescente, fuçando a biblioteca da escola, encontrei um livrinho da Florbela Espanca. Gostei do nome da autora e só por isso, peguei o livro pra ler. E não é que aquela menina encontrou na Florbela tudo aquilo que estava sentindo? Sim, a adolescência beira aos extremismos, e adolescente que fui sofreu bastante com um amor platônico, que lhe parecia impossível. 

É tão bom quando nos encontramos numa leitura , quando paramos  por um momento e pensamos : “Nossa, eu deveria ter escrito isso!” “ Isso foi escrito para mim” . Por um bom tempo, a Florbela escrevia para mim. E até hoje guardo na memória uma estrofe do poema ‘ Os versos que te fiz’, que tempos atrás, me dizia tanto ..tanto : 


Amo-te tanto! E nunca te beijei... 

E nesse beijo, Amor, que eu te não dei 

Guardo os versos mais lindos que te fiz! 



A fase lírico-dramática passou . (UFA!) e caí nos braços de um senhor admirável, o Machado de Assis. Viajei pelas páginas de Dom Casmurro e fiquei perdidamente apaixonada. A famosa descrição dos olhos de Capitu é uma das partes do livro que mais me encantou , tanto, que fui atrás dos outros livros do autor . Gostei demasiadamente de Memórias Póstumas.Na época , esquecia até de comer e dormir para ficar lendo (...)


“Olhos de ressaca? Vá, de ressaca. É o que me dá ideia daquela feição nova. Traziam não sei que fluido misterioso e enérgico, uma força que arrastava para dentro, como a vaga que se retira da praia, nos dias de ressaca. Para não ser arrastado, agarrei-me às outras partes vizinhas, às orelhas, aos braços, aos cabelos espalhados pelos ombros, mas tão depressa buscava as pupilas, a onda que saía delas vinha crescendo, cava e escura, ameaçando envolver-me, puxar-me e tragar-me (...)”.

Machado de Assis , para mim, é espetacular. Minha referência no romance brasileiro. E Lobato,  o autor da minha infância e é sem dúvidas, um dos melhores autores que temos. 


Já na  faculdade , tive a honra de ter encontrado um amigo mais do que um professor – O Roger. E se eu estava submersa nesse país das maravilhas que é a leitura, ele conseguiu me afundar ainda mais. 


Foi através das aulas do Rogério que conheci a Literatura Hispano-americana. Encontrei-me com o Gabriel Garcia Marquez e fiquei extasiada.  O Julio Córtazar, tem qualquer coisa de lindo . Mas a melhor coisa que o Rogério já fez por mim nessa vida foi ter me apresentado ao Manoel de Barros. Desde então, ele figura ao lado dos meus mais queridinhos e amados: Fernando Pessoa e João Cabral de Melo Neto. 

O meu encantamento pelo Manoel reside no poder que sua poesia tem de me fazer visitar novamente a infância, de adornar a vida de uma simplicidade tamanha, capaz de me fazer sentir o olhar de Deus. 

E o “apanhador de desperdícios” tem me alimentado diariamente com sua poesia. 

O João é um caso de amor antigo e meio truncado . Nos conhecemos no ensino médio e o livro didático fez questão de trata-lo como romancista e não como poeta. Resultado : fiquei intrigada com a escrita dele e achando que Morte e Vida Severina seria mais um romance chato , que provavelmente cairia no vestibular. 

A chateação por não ter entendido patavina [sempre quis usar essa expressão] foi tanta que decidi ir atrás do livro para ver de fato o que esse tal João Cabral estava falando. Afinal, quem ele pensava que era? Escrevia para não ser entendido? Onde já se viu ? 
Fui atrás e tive um choque : Ele era um poeta. Mas um poeta tão diferente ... que continuei lendo –o ,mas sem entende-lo. 

A minha compreensão sobre a obra do João Cabral só se deu , de fato, quando comecei a cursar letras, a estudar literatura, poética , linguagem..

 E hoje , depois de descortinado o universo da poesia cabralina, já não há volta ! Minha paixão por ele é declarada. A admiração então... é tanta que ele se tornou o objeto de pesquisa para o meu trabalho monográfico. 

 Foi essa admiração que fez com que a minha colega Mônica, também se apaixonasse e embarcasse nessa louca , hermética , mas incrível viagem que é a poética do João . Ah, não posso esquecer de mencionar que foi através da poesia dele que conheci um dos meus melhores amigos , e tenho certeza que toda essa identificação com o João é a coisa que mais nos aproxima e edifica nossa amizade . ^^

 ah! ah!...Em se tratando do João , fico aqui suspirando e querendo que ele tivesse escrito o poema Paisagem pelo Telefone especialmente para mim ... “a água clara não te acende: libera a luz que já tinhas”  [ Leiam, leiam- é Lindo! rs ]
Mas se há nesse mundo um poeta para mim, ele é o Fernando Pessoa. Nem vou me demorar muito a falar dele , primeiro porque penso ser impossível mensurar o quanto ele é bom, segundo porque seria muita tietagem. 

Encontro na poesia do Fernando , as pessoas de mim. É o poeta que mais conseguiu se aproximar daquilo que eu sinto, do modo como vejo e contemplo a vida . Tenho a impressão que ele me conhece mais do que eu mesma.

Enfim,  Devo ser um Álvaro de Campos tentando ser e ter a sabedoria do Alberto Caeiro... Quem sabe um dia, eles se encontrem definitivamente! 










PS1 -  Não falei no texto, mas amo também o Leminski rs rs

PS2-  Obrigada Aleska por compartilha conosco  essa ideia tão legal ^^

PS3 - Feliz dia Internacional do Livro, gente! 

Comentários

  1. Olá... achei linda a forma como expôs sua admiração e história com cada um dos seus preferidos, é difícil escolher um só pra mim, que nem estudo letras, imagino pra ti, menina!

    Parabéns pela participação e até a próxima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita, menina! Mt obrigada! São tantos bons autores não é? Mas há sempre aqueles nos tocam mais !
      Obrigada pela visita e volte sempre =D

      Excluir
  2. Olá Flor
    Nossa fiquei maravilhada com seu relato apaixonante, sua historia com os livros é muito linda. Amo Monteiro lobato, lembra minha infância, como tantos no decorrer da vida. Parabéns pela participação. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber que gostou do meu texto! Obrigada ! Monteiro é realmente extraordinário rs rs. Beijinhos!

      Excluir
  3. Soube hoje da BC e resolvi participar, estou visitando os participantes. Quem sabe acho sugestões interessantes não é?

    Grandes escolhas! Só clássicos!!!!

    Bjinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fez muito bem, menina! Obrigada pela visita! Super Beijo!

      Excluir
  4. Oi, Lane!!
    Só agora estou visitando os participantes da BC...
    Antes de mais nada, gostaria de te avisar que tem um script correndo em seu blogue que deve estar afugentando as pessoas daqui, pois a página não carrega fácil e trava o tempo todo!
    Isso posto, quero dizer que, você e o Christian trapacearam... rs.
    Brincadeirinha... estou fazendo troça com você.
    Também fiquei em dúvida quanto aos autores que escolheria e fiquei com aquele que me escolheu.
    Seus autores favoritos são digníssimos!! Eu compreendi João Cabral por causa de uma peça que encenei. Difícil foi decorar...
    Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi menina, obrigada pelo aviso! Tenho estado longe do Blog por conta da faculdade, vou verificar isso logo! Obrigada pelo comentário..rs E o João , é terrível à primeira leitura... Mas é encantador qdo vc começa a descobri-lo! Beijo.

      Excluir

Postar um comentário

Cultive sua flor... ઇ‍ઉ

Postagens mais visitadas deste blog

Do dia .