Entre o Riso e o Significado.





 Vem da infância o fascínio pelo Clown, adornado com um pouco de medo, é claro. O Circo sempre  aparece como mágica na vida de uma criança.  E vem do palhaço, o encanto que circula dentre todo o universo de cores e exagero. 

Segundo o Fellini,  um "clown encarna os traços da criatura fantástica, que exprime o lado irracional do homem, a parte do instinto, o rebelde a contestar a ordem superior que há em cada um de nós.
É uma caricatura do homem como animal e criança, como enganado e enganador.  É um espelho em que o homem se reflete de maneira grotesca, deformada, e vê a sua imagem torpe.  É a sombra."

Sombra essa que tendemos a esconder por não encaixar  numa sociedade cheia de padrões, com gavetinhas que não  cabem o disforme , o escuro  e o mais humano dos adjetivos : o imperfeito.

Mas o  Clown aí está, a lembrar-nos que no homem residem o irracional, o  instintivo . A tirar-nos do automático,  do caos cotidiano que tudo banaliza, a mostrar-nos a beleza da criança que dança por entre feixes de luz  em nossas almas. A eterna criança...

É nesse mundo em que tudo grita, e o barulho ocupa o espaço da paz, que um vídeo conduz-me ao extraordinário  universo do silêncio.  " Parece que o coração carece e diz : Para! Silencia..."   

 Assim, o silêncio é retratado: de forma suave, delicadamente o mais poético possível.  Silêncio entre um riso e outro,  a esclarecer o significado das coisas,  a dar significado as coisas, a recordar-nos que imenso é Ser.




Do clown, a mágica de revelar -nos que a vida é simples. A despertar em nós, a humanidade há muito adormecida ....



"Nunca as pessoas se cansam destas coisas absurdas, pois há milénios que os seres humanos se enganam no caminho, há milénios que todas as suas buscas e interrogações desaguam num beco sem saída.
O mestre da inépcia tem como domínio o tempo inteiro. Só se dá por vencido perante a eternidade."

[ Henry Miller-O sorriso aos pés da escada. ]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Do dia .