Da Sensualidade.
Em tempos de engessamento da beleza em molduras de cosméticos milagrosos e corpos petrificados, deparo-me com uma sentença maravilhosa da Viviane Mosé :
Ser gostosa não é ser magra e ter bunda dura e seios grandes, ser gostosa é ser sensual.
E ser sensual é querer comer e ser comida pela vida.Que é o que me caracteriza.
"Comer a vida ".. as palavras sobrevoaram meu pensamento durante toda a manhã ...
Tenho comido a vida ou consumido o discurso mercadológico facínora que me entala a garganta com coisas plastificadas e sem dignidade?
Discurso esse que força no meu corpo amarras de um padrão de beleza surreal, branca, magra, enquanto propagam na telinha o elixir da felicidade - disponível a cada postagem, a cada nova exibição do espetáculo do " eu". Também encontrada nos potinhos portadores do milagre anti-idade.
A vida sob a regra do discurso consumista é mágica. Felicidade escancarada. O instagram acabou com o acolhimento da intimidade familiar, com o cheirinho da comida que só sua mãe fazia e que só você sentia...
Férias? Passam diante dos olhos enquanto você faz check-in e posa para mais uma foto.
Sei que o homem é um sujeito de seu tempo. Sei também que não estou ilesa e que até compartilho tais atitudes em alguns momentos. Mas, por alívio e sorte, não creio na salvação pelo consumo .
E já por loucura , creio numa salvação transbordada de amor e beleza. Não a beleza vendida nas capas de revistas , mas a beleza colorida pela verdade da existência , adornada de ternura pelo tom do olho-no-olho, pela luz de um sorriso e pelas gotinhas de um " bom-dia" .
É preciso Ser-Verdade ( Carne e osso, sangue na veia e tudo) para testemunhar o que há de belo na comunhão de um abraço. É preciso ter verdade para contemplar os milagres cotidianos da vida - aqueles que o Manoel de Barros vive bordando com fios de infância em seus poemas.
É preciso ainda ter essência para" comer a vida e por ela , ser comida." Estou a tentar. Enquanto isso, Viviane Mosé me representa.
Comentários
Postar um comentário
Cultive sua flor... ઇઉ