Da Sensualidade.






Em tempos de engessamento  da beleza em molduras de cosméticos milagrosos e corpos petrificados, deparo-me com uma sentença maravilhosa da Viviane Mosé :

Ser gostosa não é ser magra e ter bunda dura e seios grandes, ser gostosa é ser sensual.
E ser sensual é querer comer e ser comida pela vida.Que é o que me caracteriza.

"Comer a vida ".. as palavras sobrevoaram meu pensamento durante toda a manhã ...
Tenho comido a vida ou consumido o discurso mercadológico facínora que me entala a garganta com coisas plastificadas e sem dignidade?

Discurso esse que   força no meu corpo amarras de um padrão de beleza surreal, branca, magra,  enquanto propagam na telinha o elixir da felicidade  - disponível a cada postagem, a cada nova exibição do espetáculo do " eu".   Também encontrada nos potinhos portadores do milagre anti-idade. 

A vida sob a regra do discurso consumista é mágica.  Felicidade escancarada.  O instagram acabou com o acolhimento da intimidade familiar, com o cheirinho da comida que só sua mãe fazia e que só você sentia...

Férias?  Passam diante dos olhos enquanto você faz check-in e   posa para mais uma foto.

Sei que o homem é um sujeito de seu tempo. Sei também que não estou ilesa e que até compartilho tais atitudes em alguns momentos.   Mas, por alívio e sorte, não creio na salvação pelo consumo .      

E já por loucura , creio numa salvação transbordada de amor e beleza.   Não a beleza vendida nas capas de revistas , mas a beleza colorida pela verdade da existência , adornada  de ternura  pelo tom do olho-no-olho,  pela luz de um sorriso e pelas gotinhas de um " bom-dia" .      

É preciso Ser-Verdade  ( Carne  e osso, sangue na veia e tudo) para testemunhar o que há de belo na comunhão de um abraço.   É preciso ter verdade para contemplar  os milagres cotidianos da vida - aqueles que o Manoel de Barros vive bordando com fios de infância em seus poemas. 

É  preciso ainda  ter essência para" comer a vida e por ela , ser comida."   Estou a tentar. Enquanto isso, Viviane Mosé me representa.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Do dia .